terça-feira, 24 de abril de 2012

"COMO LIDAR COM UM NAUFRÁGIO" ( parte 1) Atos 27

Na minha infância eu tinha fascínio pelo mar, e cheguei até desejar fazer carreira na marinha de Guerra Brasileira; assistia os seriados da década de 60: "Viagem ao Fundo do Mar" e "Aventura ao Fundo do Mar". Eu vibrava!
Aventura de navegar em alto-mar deve  produzir uma certa exaltação dos sentidos que pode tornar-se um vício. Mas não há nada de divertido em mergulhar  nas águas geladas do oceano,  quando se é apanhado em uma violenta tempestade. Nunca estive em alto-mar e tão pouco numa situação de naufrágio, mas já atravessei a baía de Guanabara no Rio de Janeiro, indo pra Niterói em meio a uma tempestade sem visibilidade e com neblina. Nossa ! sem visibilidade e sem o radar, ficamos quase a deriva, passamos ao lado de um grande navio graneleiro que quase bateu em nossa velha barca.
Eu então imaginei a situação que Paulo enfrentou naquela noite ( no capitulo 27 de atos dos apóstolos ).
No referido texto de Atos, vemos o relato dramático do apóstolo Paulo, ocasião em que ele estava sendo levado preso para Roma. E ele literalmente enfrentou a dura experiência da tempestade em alto mar, e o naufrágio em seguida.
O relato dessa viagem catastrófica pode ser visto na Bíblia ( At. 27 ): "Entretanto, não muito depois, desencadeou-se , do lado da ilha, um tufão de vento chamado Euroaquilão, e sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar" ( Atos 27:14,15 ).
Segundo o relato bíblico, o naufrágio ocorreu não muito tempo depois.  Mas Deus havia dito a Paulo, ( e o centurião do barco não deu ouvidos a Paulo ) que 'ninguém se perderia' o que realmente aconteceu. Aqui aprendo que quando Deus diz que fará algo, Ele faz!!!
No âmbito espiritual o mesmo acontece conosco, essa semana o país recebeu a notícia do acidente do cantor Pedro ( filho de Leonardo, cantor de sertanejo ), saindo após a uma apresentação, tudo estava normal, alegre, cantou e alegrou muita gente; na volta vindo de carro, às seis horas da manhã aproximadamente, seu carro se desgovernou e capotou ,e ele então se machucou gravemente. Subitamente o 'temporal' chegou para ele. Assim acontece conosco. Precisamos estar preparados, como numa embarcação, que é provida além dos barcos salva vidas, têm também a âncora.
Precisamos de certos cuidados pra enfrentarmos o 'mar bravo' em nossa vidas. Hoje falarei apenas de uma das âncoras, que pode nos ajudar a não cairmos no desespero.
Precisamos: 1º) lugar> Âncora da Estabilidade: A âncora da estabilidade o mantém 'firme' quando o seu sistema de navegação falhar. É fácil perder-se na tempestade. Você não consegue encontrar o caminho em meio às circunstâncias que enfrenta. A vida segue suavemente quando de repente, os mares engrossam. Problemas invisíveis ocorrem. Eles não constavam  da previsão do tempo. Nas palavras de  Lucas: "Toda esperança de salvamento" ( At 27:20) é abandonada.
Esses são movimentos traiçoeiros, quando chagamos ao ponto de abandonar a esperança. Nesse momento difícil, Deus diz: "Não tenha medo, eu tenho um plano".
Sei que talvez você nesse instante pode estar assim desse jeito, como eu já estive algumas vezes, num grande temporal a beira de um naufrágio, ainda que você venha a naufragar meu amigo, Deus manda te dizer: Não temas, Eu seguro firme na sua mão!!!!!"
Tenha em mão a âncora da Estabilidade, da sua fé da sua esperança, e quando vier o tempo mal, você não se sentirá em perigo, porque você têm a promessa do livramento de Deus na sua vida.
Então dê um forte Glória a Deus!!!  e alegre-se com o Senhor na sua vida....  
Graça e paz! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário