sábado, 7 de abril de 2012

"O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA"     ( Êx 12:21 )
Estamos ás vésperas da páscoa, e nesse tempo de consumismo tudo é adaptado aos interesses que levem o povo a consumir, algum tipo de produto. Na páscoa surge a figura do 'coelho da páscoa' , associado ao chocolate.
O significado real da páscoa, muitas vezes se quer é lembrado, pois as atenções giram em torno do tão esperado 'ovo de páscoa' ou  da caixa recheada de bombons.
Espiritualmente falando, a páscoa têm todo um significado importante, que não deve ser esquecido.
Mas qual é o significado da páscoa? Você sabe?, você se lembra?.. não! eu vou te fazer lembrar.
A luz da Bíblia, a páscoa têm um significado no Antigo e no Novo Testamento. Na antiga aliança, a páscoa surge ( Êxodo 12:21 ) como um cerimonial comemorando o 'livramento' do cativeiro do Egito, dos hebreus que lá estavam. Também representa o 'livramento' de morte, pois naquela noite ( Êxodo 12:25-27 ), o anjo de Deus passaria pela cidade e onde não havia a marca nos umbrais da porta das casas, o anjo da marte levaria o 'primogênito' da família. 
Era uma estratégia do Senhor pra punir o rei faraó, que insistia em não permitir que os hebreus fossem libertos. Tal comemoração deveria ser lembrada pra sempre, pelo povo hebreu e ainda o é, até nossos dias.
Portanto, na Antiga Aliança a páscoa tem esse simbolismo. No Novo Testamento, a páscoa é instituída pelo próprio JESUS ( Lucas 22:14-20 ) , agora como um simbolo da sua aliança no seu sangue e na sua carne. Simboliza seu sacrifício de morte, remindo o pecador de seus pecados.
 A páscoa na nova aliança, representa portanto, a nossa vitória através de Cristo na cruz do Calvário.
JESUS institui essa  ordenança, afim de que sempre possamos lembrar do seu sacrifício por mim e por você. "Façam isso em memória de mim".. (Lc 22:19 ).
Por isso,  o cristianismo comemora a páscoa. Enquanto muitos só lembram de celebrar a páscoa um vez ao ano - e mesmo assim, JESUS como coadjuvante - , os evangélicos celebram todos os meses - no cerimonial da Santa Ceia - esse momento tão importante para toda humanidade.
O verdadeiro significado da páscoa portanto, não é o "coelho e o chocolate", e sim o sacrifício de JESUS, por todos nós que o aceitamos como nosso salvador.
Ao sentar a mesa nesse domingo da ressurreição, lembre-se do que JESUS fez por cada um de nós.
Feliz Páscoa pra todos nós. Graça e paz!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário