quarta-feira, 30 de maio de 2012

"SENSIBILIDADE COM O SEU IRMÃO E O SEU PRÓXIMO" (2 Corintios 11:29 )

Lamentavelmente estamos vivendo dias onde a corrupção, a ganância, a soberba e toda sorte de contaminação, têm chegado ao coração de muitos líderes de igrejas, e da própria igreja.
Não quero é claro, tecer palavras de 'acusação' como se eu fosse o certo, o santo, o mais puro, porque não sou, reconheço que sou limitado e careço da misericórdia de Deus na minha vida; mas olho ao meu redor com preocupação, pois vejo tantas coisas ruins onde a igreja poderia atuar como um agente do bem, pra amenizar a dor e o sofrimento de tantas pessoas, dentro e fora da igreja, e vejo pra minha tristeza, que quase nada é feito ou pelo menos, são poucos que se dispõem a fazer.


O texto em epigrafe dá conta de uma atitude que merece nossa atenção. O apóstolo Paulo falando a uma de suas igrejas, deixa claro em suas palavras como deve ser a nossa atitude diante de alguém que por infelicidade, 'caiu'  em pecado e assim estagnou sua caminhada de fé´. Paulo fala do 'amor' e o 'cuidado' para com essas pessoas.


É lindo ver nas palavras de Paulo, ele ensinando o que ele mesmo vivia, ele fala de suas emoções pessoais ao dizer por exemplo: -"quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco..."(v29a), vejam ele está falando de 'estar sensível' diante daquela 'ovelha' que por alguma razão, está fraquejando, está com falta de ânimo se quer pra ir a igreja, ele está falando do que ele sente diante desse quadro que ainda hoje, é comum no seio da igreja, verificar a grande incidência de desanimados. Ele fala assim, como quem diz: "- se houver alguém precisando de ajuda, eu tenho que ajudar, pois a fraqueza dele, é minha!"...


Uma outra coisa importante ele diz na segunda parte do versículo: -" e quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito".... Sabe o que quer dizer isso?  Paulo expressa o seu desejo ardente de empreender esforços no sentido de ver aquela pessoa recuperada, renovada, liberta do que o levou a sua queda, e traze-la de volta pro aprisco de Jesus. E aí eu pergunto, será que temos feito isso?


Sou testemunha 'ocular' , de uma certa feita, um pastor diante da queda de uma de suas ovelhas - como não era alguém do seu círculo de bajuladores - ele simplesmente quis despedir este irmão da igreja, do ministério , com uma 'carta de mudança', alegando que o irmão já era reincidente no erro, e que agora não havia mais condições de tê-lo conosco.; ele ainda disse que aquela atitude era um gesto de amor e cuidado para com ele. Fiquei estarrecido! 


Onde está o cuidado?, o amor?, a sensibilidade de sentir a mesma fraqueza que acometeu o irmão que caiu?, e a partir daí, tentar ajudá-lo não importando se foi a primeira vez ou não, que tal fato aconteceu. Hoje esse mesmo irmão continua frequentando a igreja e o pastor simplesmente não fala com ele, finge que não o vê passa e não cumprimenta. Ele como pastor deveria saber, que ele não o maior, mas o menor de todos, se ele fosse Jesus certamente já o teria lançado na fornalha do inferno.


Precisamos repensar como anda as nossas atitudes diante daqueles que fraquejaram e que agora, precisam da nossa ajuda. Precisamos olhar para os lados e perceber que há pessoas, como eu e você, com estruturas diferentes, personalidades diferentes, com um entendimento diferente e que precisam da nossa atenção. Como se não bastasse, está faltando 'sensibilidade' em muitos crentes de hoje. O mundo vai de mal a pior, precisamos" descruzar nossos braços", e evangelizar, fazer visitas aos ausentes e acima de tudo, cuidar dos nossos 'doentes espirituais'.


Paulo ainda que de longe, expressa sua preocupação com todas as suas ovelhas e instrui seu pastores, a cuidar delas, uma por uma se necessário fosse. A questão é que muitas vezes, se quer o pastor conhece suas ovelhas, pois estão tão preocupados com outros afazeres e delegam atribuições - que são suas - a terceiros, e deixam de ser pastor para ser uma espécie de 'supervisor'.


Vamos ajudar a quem precisa, vamos olhar e perdoar aquele que caiu, vamos nos colocar no lugar de Jesus, que com certeza nunca deixou de estender sua mão para ajudar a quem quer que fosse. O problema é que muitas vezes nos falta a 'sensibilidade' da qual estou falando nessa mensagem.
Que Deus nos instrua e, sejamos 'humildes' o suficiente, para mudarmos e sermos mais sensíveis com o nosso próximo. Deus te abençoe. Graça e paz!

2 comentários: