terça-feira, 19 de junho de 2012

"COMO ÁRVORES PLANTADAS JUNTO AO RIBEIRO" (parte 1) (Jeremias 17:7,8)

O interessante quando estudamos a Bíblia, é que a mesma utiliza de 'figuras' ( ou comparações ) para demonstrar o que somos quando guiados pelo Senhor. Nessa passagem, veremos que Jeremias compara o homem que 'confia no Senhor' como  uma árvore plantada junto às águas que se mantém firme mesmo durante períodos de seca.
Porque uma árvore? Quais características que uma árvore possui que levou o profeta a nos comparar a ela?
Quero nessa série de mensagens, aos poucos discorrer sobre os elementos que figuram  essa metáfora usada por Jeremias, acerca dos que são do Senhor.


Primeiro elemento a ser observado e dito por ele no texto é a ÁGUA:
O homem que confia no Senhor é como uma árvore plantada junto às águas. Mas que águas são essas afinal de contas? As águas são o segredo da 'vitalidade' da planta descrita no texto. No capítulo 47 do livro de Ezequiel nos traz um rio, que havia uma grande quantidade de árvores plantadas ao seu redor, que emana vida em tudo o que toca, que traz abundância e muda a situação, tornando saudáveis (doces) as águas do mar, observe: "E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.
Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e , sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. E será que toda criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar neste rio" (Ezequiel 47:7-9)


Vivemos em um mar de amargura e de pecados que mata o nosso relacionamento com Deus. Pecamos a todo momento, em todos os dias, das mais variadas formas. Só existe um que traz vida ao que morreu, que transforma vidas e muda histórias. JESUS!  Ele é este rio 'purificador' que somos restaurados e temos nossos pecados 'aniquilados' e podemos viver e nos mantém firmes diante as adversidades . "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". ( Romanos 6:23)


Tenha sua árvore da vida plantada junto as águas purificadoras. Deus te abençoe. Graça e paz.
Leia mais mensagens em: www.suboficialcarlos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário